Em caso de sinistro automóvel o que fazer no local?

Em caso de sinistro automóvel o que fazer no local?

Convirá ter sempre disponível na viatura um impresso de Declaração Amigável de Acidente de Automóvel (DAAA) que pode ser obtido em qualquer seguradora.

É útil tirar fotografias no momento do acidente.
 
Na ocasião, deve:
  • Anotar a matrícula, marca e modelo dos veículos intervenientes;
  • Tomar nota das apólices dos seguros (número e identificação das Companhias e data de validade) – dados a obter a partir da “Carta Verde” ou da vinheta colocada no pára-brisas;
  • Preencher a Declaração Amigável (DAAA) com rigor, o máximo de informação possível e com assinatura legível dos condutores.
 
Verificam-se apenas danos materiais:
  • A intervenção da autoridade (PSP ou GNR) pode ser dispensada mas será útil no caso de os danos serem significativos, as circunstâncias do acidente não serem claras ou um dos intervenientes recusar o preenchimento da DAAA ou caso o acidente tenha sido provocado pelas próprias condições da estrada ou por objetos estranhos à mesma;
  • Se possível, identificar testemunhas (tanto para ajudar a esclarecer a forma como se deu o acidente como para confirmar os danos causados).
Quando existem pessoas feridas:
  • Deve ser solicitada a intervenção da autoridade;
  • Nunca deve ser abandonado o local do acidente, a menos que seja para se deslocar ao hospital.
Nota: o abandono do sinistrado pode, em alguns casos, constituir crime.
 
Intervenção da autoridade (PSP ou GNR):
  • Comparecendo no local, a autoridade, entre outras iniciativas, anota a data e o local da ocorrência, identifica os intervenientes e eventuais testemunhas, tira medidas no local e elabora um esboço do acidente;
  • Posteriormente, os intervenientes ou as Seguradoras podem obter da autoridade interveniente uma cópia da respetiva certidão (este documento pode ser fundamental para a confirmação do sinistro e apuramento de responsabilidades).
Testemunhas do Acidente:
  • Para que o depoimento seja relevante, as testemunhas devem ser, preferencialmente, pessoas não envolvidas no sinistro e tê-lo presenciado;
  • Devem ser identificadas com o nome e morada e, se possível, contacto telefónico;
  • Depois de indicadas à Seguradora, se se justificar, poderão vir a ser por esta contactadas por escrito ou pessoalmente.